terça-feira, 14 de outubro de 2025

 PROSEANDO SOBRE "MÚSICA MISSIONEIRA" e MÚSICA MISSIONEIRA





Paulada 1:


Enquanto tem “Missioneiro” fazendo letra machistinha pra esculachar e pornografizar a música regional, de lambuja, oprimir ainda mais a figura feminina, penso que é preciso, incentivar que as mulheres estejam nos palcos dos CTG’s e afins (que ainda são dominados pelo gênero oposto).

Este texto, cabe um alerta (à certos desrespeitos musicados que alguns poetas de ocasião estufam peitos a chamar de "música") e tambe´m a um perigo silencioso e descarado que ronda a pampa gaúcha, desde a serra até (principalmente) as Missões e tem contribuído enormemente com misoginias... Haja visto o aumento de feminicídios ocorridos aqui no RS por conta deste tipo de “campanha cultural” que o patriarcalismo medieval ainda compõe!

MISSIONEIRISMO (não é aventura de circo) tem que ser resgatado na sua ESSÊNCIA TEÓRICA (que são os conceitos de estudo do movimento) os temas sociais e não musiquinha de duplo sentido pra apelo midiático em busca de riqueza material e agradar bobo (tornando o público cada vez menos amigo da inteligência). 


Não, a Música Missioneira sobremaneira, tem a missão de enriquecer a alma! (pelo menos era o que se esperava...)


Digo isto, dado que foram 400 anos de história, de luta, de identidade forjada entre o barro e a cruz, entre o guarani e o jesuíta, entretanto hoje… há quem use esse legado como palanque.


Hay Poetas que rimam bajulação.


Músicos que afinam sua arte com o som das moedas….



MÚSICA MISSIONEIRA, na sua essência, não deveria se propor a isso! 

Ao que deveria se propor então canções nesta temática? 


Talvez uma ideia poderia-se aprender, ao escutar:  Lavadeira do Uruguai - Noel Guarany, COMPANHEIRA - Pedro Ortaça, ou ÚLTIMA LEMBRANÇA - reg. Cenair Maicá, pra entender a diferença quando se tem RESPEITO à essência filosófica da Musicalidade Missioneira e seus temas e principalmente pensando nos desafios que recaem sobre o público feminino atual!




Paulada 2:


Eu fico perplexo com o CENÁRIO ATUAL que se intitula CULTURAL...


MAS O QUE ESPERAR NUM CENÁRIO ATUAL NO QUAL INFELIZMENTE: poetas bajuladores transformam melodias em hinos pra generais?


Em que cantores bajuladores e poetas de gabinete rimam “liberdade” com “lealdade ao patrão!  Onde políticos oportunistas se dizem Missioneiros, mas vendem o povo por emendas? 

O QUE ESPERAR NUM CENÁRIO NO QUAL: RELIGIOSOS CORRUPTOS
CONIVENTES 
TROCAM A 
CRUZ POR 
CARGOS E 
SILÊNCIOS? 

O QUE ESPERAR NUM CENÁRIO DE HOJE ONDE : Tradicionalistas deformados, que usam bombacha e falam em honra, mas têm com ídolos os coronéis, os latifundiários, os generais da repressão? 


Um cenário onde FALSOS HISTORIADORES FABRICAM TESES PARA AGRADAR OS PODEROSOS?

SÃO QUATROCENTOS (400) ANOS DE MISSÕES ...E AGORA VEMOS O LEGADO SENDO ARRASTADO NA LAMA POR QUEM DEVERIA PROTEGÊ-LO ... 



Há um cenário triste e decadente da cultura que prega uma coisa e faz outra: ou seja onde hay músicos que afinam suas guitarras de acordo com o som e o tilintar das MOEDAS!!!



Por isto tantos outros estão sofrendo!

Mas quem liga? 

Quem vai dar importância a um filósofo gaudério suicida?


Ponto de vista!