COMO PODERIAM SER ESCUTADAS MUSICALIDADES MISSIONEIRAS como NOEL GUARANY?
Alguns, presos na superficialidade da simples fruição, até defendem princípios contrários aos que o compositor defendia, ou seja, colocando-se ao lado de certas posturas políticas avessas às questões sócio-populares defendidas por Noel Guarany nos tempos mais obscuros de nossa história.
Nesse sentido, pondera-se que não é qualquer artista que desafia seu público (mesmo estando em outro plano da existência) por uma postura intransigente que sobreviveu em sua obra, fazendo-a, como é comum aos clássicos, sempre atual, seja pelos temas que enfrentou, seja pela riqueza estética que não “dobrou a espinha” aos interesses mercadológicos, muito menos, às falsas demagogias tanto de "autoridades" quanto de instituições corrompidas como os "quartéis de ditaduras", não aceitava o comércio barato da cultura gaúcha no escambo dos festivais! (parecendo, visionáriamente, já ter previsto a decadência em que se encontram os mesmos na atualidade!)
Quanto ao MISSIONEIRISMO MUSICAL, penso que, continuam os desafios para a compreensão de tão rica obra no presente e nos tempos vindouros.
E Noel Guarany está vivo!
Caminha entre nós, dedilhando sua guitarra criolla nas pulperias, nos pagos, nas paisagens deste largo campo da existência. Manifesta-se no olhar triste do índio oprimido pela sociedade que o despreza e que, entretanto, usufrui de seus legados históricos herdados.
O Nheçu da guitarra cabocla, o saudoso Noel Guarany continua nestes peregrinos caminhos do pampa sulino, sendo vertente e fonte de inspiração para tantos nativos deste “canto do mundo” que, como eu, aprenderam um peculiar sentido de ser gaúcho, de ser missioneiro.
Por sua tenacidade em lutar pela liberdade, oxigênio da arte, tornou-se merecedor de reconhecimento eterno.
Muito obrigado, Noel Guarany, por nos ensinar tanto sobre nós mesmos, e que permanecerá entre nós enquanto escutarmos os acordes que nos legou. (GONÇALVES; 2022)
Texto de JAIR GONÇALVES / 2022 reescrito em 2025
Livro: CONTEXTOS DO VIOLÃO MISSIONEIRO A PARTIR DE TRANSCRIÇÕES MUSICAIS DE NOEL GUARANY - Ed. Appris, 2022/ Curitiba Paraná
adquira o livro:
Contextos do Violão Missioneiro a Partir de Transcrições Musicais de Noel Guarany - Editora Appris